quinta-feira, 27 de junho de 2013
Shu kurimo- O doce do Japão
Em Tóquio ele é conhecido como "shu kurimo", maneira japonesa de pronunciar choux à la crème (carolinas com creme). O doce é a razão de longas filas nas lojas especializadas, mais um exemplo da adoração de Tóquio pela patisserie francesa. Só que a massa aqui costuma ser mais leve que a versão europeia. É de comer rezando e é um dos grandes sucessos do andar de alimentação das lojas de departamento de Ginza.
Ahh Kamakura...
Kamakura é uma das cidades turísticas mais conhecidas do Japão. Fica a apenas uma hora de trem de Tóquio e é considerada sagrada pelos japoneses. É um passeio imperdível para quem quer descansar da confusão da cidade grande. É ali que fica o Buda Gigante, Daibustsu, uma das grandes atrações da região, mas para quem quiser sair do roteiro dos turistas, que atrai multidões, o mais bacana é ir caminhando pelas trilhas que cercam a cidade. Os pequenos templos no meio da floresta são divinos.
Os maravilhosos aquários do Japão.
Os aquários desenhados por Hidetomo Kimura são totalmente diferentes do que estamos acostumados a ver. Ele mistura arte, design e tecnologia para criar espaços totalmente inusitados, valorizando o colorido e a forma dos peixinhos ornamentais. São aquários que hipnotizam o público. Ano passado, milhares de pessoas passaram pela mostra Art Aquarium, em Tóquio, para ver suas peças. A mostra ganha uma segunda edição neste verão oriental, a partir do dia 13 de julho, em Nihonbashi, um dos principais centros financeiros da capital japonesa (Nihonbashi Mitsui Hall).
Alguns exemplos da arte de Kimura.
A essência de Harajuku...
A loja 6% Dokidoki é a meca do estilo "kawaii", ou seja, foférrimo, no bairro de Harajuku _ um passeio imperdível em Tóquio. O lugar é uma mistura de parque de diversões com rave e as vendedoras são
celebridades da moda de rua japonesa. Os fãs da marca _ que extrapolam as fronteiras do Japão _ acompanham via Facebook cada mudança no visual das moças (coisa que acontece em ritmo acelerado). O criador da Dokidoki, Sebastian Masuda, vive num universo povoado por corações, pirulitos, unicórnios, bichos de pelúcia e laços de fita. Entendeu o espírito?
celebridades da moda de rua japonesa. Os fãs da marca _ que extrapolam as fronteiras do Japão _ acompanham via Facebook cada mudança no visual das moças (coisa que acontece em ritmo acelerado). O criador da Dokidoki, Sebastian Masuda, vive num universo povoado por corações, pirulitos, unicórnios, bichos de pelúcia e laços de fita. Entendeu o espírito?
O grupo japonês The Original Tempo (TOT), de Osaka, já arrebatou prêmios em festivais de arte em oito países da Europa e da Ásia. Seus espetáculos teatrais juntam música, comédia e multimídia sem textos, o que facilita a indentificação com as plateias estrangeiras. A trupe se apresenta com casa cheia em lugares que vão de Cingapura à Eslovênia, mas nunca havia feito shows em Tóquio. Neste fim de semana, o TOT, finalmente, chegou à capital japonesa. O vídeo mostra por que eles fazem sucesso mundo afora com suas capas de chuva amarelas.
As fantásticas gelatinas japonesas
Os doces japoneses são, em geral, bem menos açucarados que os ocidentais. Nesta época do ano, quando as temperaturas começam a subir, as gelatinas viram a sobremesa mais procurada nas lojas especializadas. Como tudo na culinária nipônica, o visual tem tanta importância quanto o gosto. As gelatinas da Zen Kashoin _ uma tradicional casa de chá de Kioto _ são um delírio. Tão delicadas que parecem enfeite (tanto que muita gente compra caixas para dar de presente). E ainda por cima não têm nem de longe a quantidade de calorias que um doce tradicional teria. Algumas são feitas com ágar-ágar, ingrediente popular entre os que vivem de dieta.
A marca tem loja e restaurante em Tóquio, no shopping Hikarie, o mais novo templo de consumo de Shibuya.
domingo, 16 de junho de 2013
Cosmético para aprendiz de gueixa
A musa japonesa
É como se fosse um concurso de miss, só que mobiliza mais gente: todos os anos, os japoneses elegem a mais popular componente do grupo feminino AKB-48, um fenômeno pop no Japão, recordista absoluto de venda de discos. A eleição inclui também candidatas de outros grupos considerados "irmãos" do AKB-48. Este ano a eleita foi Rino Sashihara, de 20 anos. Seu visual é típico do pop japonês (sainhas rendadas, lacinhos de fita, babados, etc). Foram quase três milhões de votos e a escolha de Rino foi uma surpresa. Depois de um escândalo no ano passado, ela foi transferida do AKB-48 para um grupo menor (HKT-48). Qual foi o escândalo? Uma revista descobriu que ela tinha um namorado. Por contrato, as moças do AKB-48 são proibidas de namorar...
Empresas Japonesas Aceitam Estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras como Estagiários.
Até o momento, são seguintes as cinco empresas japonesas que se habilitaram a receber, como estagiários, bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do governo federal brasileiro: Sony, Mitsui, Panasonic, Toshiba e Toyo Engineering.
À medida que as empresas fornecerem novos dados, as informações contidas neste portal serão atualizadas.
Aos Estudantes:
1) Aos estudantes que pensam em estudar no Japão, desejamos que façam um ótimo e proveitoso estágio;
2) As informações sobre estágios contidas neste portal foram fornecidas a esta embaixada pelas próprias empresas;
3) Além de estágios nas empresas, há diversos programas de estágios oferecidos pelas universidades. Informações detalhadas podem ser obtidas nas próprias universidades em que os estudantes estiverem cursando;
4) Para se candidatar às vagas de estagiário, o estudante interessado deverá, pessoalmente, entrar em contato com o encarregado na empresa ou na universidade.
Às Empresas:
1) As informações contidas neste portal acerca de estágios em empresas serão sempre atualizadas à medida que as próprias empresas forem fornecendo novos dados a esta embaixada;
2) Com relação ao fornecimento de novas informações, como o público-alvo é o estudante brasileiro, pedimos que as envie em idioma inglês ou português, conforme formato estabelecido.
Mais Informações:
Contactar a Embaixada do Japão
Em japonês, falar com Sr. Yukinori Takada
Em japonês ou português, falar com Sr. Jimmy Yamamura
Tel: +55-61-3442-4200
Empresas Japonesas que Oferecem Estágios para Estudantes do CsF:
em 11 de junho de 2013
Sony
Mitsui
Panasonic
Toshiba
Toyo Engineering Corporation
Shitake no batayaki (cogumelos na manteiga)
200 gr de shitake em fatias
50 gr de manteiga
15 ml de saquê
30 ml de molho de soja
50 gr de broto de feijão
1/2 envelope(s) de hondashi
2 talo(s) de cebolinha verde
1/2 unidade(s) de cebola fatiada(s)
Em uma panela, derreta a manteiga e refogue as fatias de cebole por cerca de 3 minutos. Adicione as fatias de shitake e deixe refogar por mais 2 minutos. Acrescente então o saquê, o hondashi, o molho de soja e o broto de feijão. Mexa bem e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Desligue o fogo. Acrescente a cebolinha verde cortada em pedaços de 2cm.
Divida em recipientes individuais e sirva bem quente, como entrada.
12ª Festa Japonina de Brasília acontece no dia 29/06
Brasília recebe a 12ª Festa Japonina, a festa junina da Associação Nipo de Vargem Bonita, no dia 29 de junho de 2013 (sábado), a partir das 18h.
Com entrada franca, o evento oferecerá comidas típicas da festa de São João e culinária tradicional japonesa. Para entreter os visitantes, haverá apresentações de dança folclórica japonesa, taiko (tambores japoneses) e quadrilha.
Para mais informações sobre o evento, entre em contato nos telefones: (61) 9982-3893 (Shoichi), (61) 8404-0169 (Gerardo), (61) 9696-5993 ou pelo e-mail acenbvb@hotmail.com
Associação Nipo de Vargem Bonita – SMPW
Área Especial 01, Núcleo Rural Vargem Bonita
Brasília – DF
A Aliança Cultural Brasil-Japão está com inscrições abertas para os Cursos de Férias, nível Básico (1 ao 6) e Conversação 1. As aulas estimulam o aluno a ouvir, escrever, ler e falar em tem duração de apenas 1 mês.
O curso está disponível nas unidades Vergueiro e São Joaquim, com início em 1º de julho e término no dia 25 do mesmo mês, para os períodos manhã, tarde e noite. O pagamento das mensalidades pode ser realizado em até 3 vezes, sendo a primeira no ato da matrícula. O material didático é pago separadamente.
Sobre os cursos:
Básico de japonês
Idade: a partir de 13 anos
Estágios: 6 (semestrais)
Carga horária: 51 horas (semestrais)
Idade: a partir de 13 anos
Estágios: 6 (semestrais)
Carga horária: 51 horas (semestrais)
Ao terminar este nível o aluno será capaz de compreender e de se comunicar de forma simples a respeito de assuntos que lhe são familiares e habituais, como por exemplo, passar informações pessoais, fazer compras, descrever o meio à sua volta ou uma experiência que teve.
Curso de Conversação
Idade: a partir de 13 anos
Estágios: 4 (semestrais)
Carga horária: 48 horas (semestrais)
Idade: a partir de 13 anos
Estágios: 4 (semestrais)
Carga horária: 48 horas (semestrais)
Destina-se àqueles que desejam adquirir competência na comunicação oral do cotidiano, sem se preocupar com o aprendizado da escrita.
Cursos de Férias – Julho 2013
Período: 01/07 a 25/07, de segunda à sexta-feira
Período: 01/07 a 25/07, de segunda à sexta-feira
Turmas: Básico 1, 2, 3, 5 e 6
Unidades: Vergueiro e São Joaquim
Horários:
Manhã: 9h às 12h15
Tarde: 14h às 17h15
Noite: 18h30 às 21h45
Unidades: Vergueiro e São Joaquim
Horários:
Manhã: 9h às 12h15
Tarde: 14h às 17h15
Noite: 18h30 às 21h45
Turmas: Conversação 1
Unidade: Vergueiro
Horários:
Manhã: 9h às 12h
Tarde: 14h às 17h
Noite: 18h30 às 21h45
Unidade: Vergueiro
Horários:
Manhã: 9h às 12h
Tarde: 14h às 17h
Noite: 18h30 às 21h45
Informações:
Unidade Vergueiro:
R. Vergueiro, 727 – 5º andar – Liberdade – 01504-001
São Paulo – Tel.: (11) 3209-6630
R. Vergueiro, 727 – 5º andar – Liberdade – 01504-001
São Paulo – Tel.: (11) 3209-6630
Unidade São Joaquim:
R. São Joaquim, 381 – 6º andar – Liberdade – 01508-001
R. São Joaquim, 381 – 6º andar – Liberdade – 01508-001
São Paulo – Tel.: (11) 3209-9998 ou (11) 3209-6420
Cultural Juventude Multi-Participação e da Fundação Japão
Com o apoio do Instituto Cultural Juventude Multi-Participação e da Fundação Japão, a cidade de Embu das Artes, no interior de São Paulo, vai sediar o Festival da Cultura Japonesa, de 14 a 30 de junho.
Serão diversas atrações imperdíveis, entre apresentações de bandas, cosplay, taikô e danças folclóricas, além de palestras, workshops e muito mais!
Festival da Cultura Japonesa
Data: de 14 a 30 de junho
Horário: 8 às 18h00
Local: Embu das Artes
Entrada franca
Assinar:
Postagens (Atom)